Consolo-me na Tua descoberta e redescoberta. Consolo-me em parte ao reforçar a minha adesão ao Teu caminho e aos Teus princípios. Outra parte não se consola com este exercício de teoria e de mentalismos sentimentais. Outra parte busca o concreto, busca a experiência completa.
Aproximar-se do Pai não é perceber mais ou menos os movimentos interiores e para onde cada um puxa. Aproximar-se não é procurar entender aquilo que me impede. As várias pequenas razões que me bloqueiam desaparecem, sem serem percebidas ou trazidas ao consciente, se confiar e me repousar no caminho da Verdade e da Consolação plena. Ficar-se pela consolação em parte é não aderir plenamente. No fim do dia, o exame de consciência poderá oferecer sentimentos acerca dos momentos de maior aproximação. No fim do dia, sentir o dia é procurar Consolo por entre o esforço, nas malhas pesadas da existência concreta.
Não é necessário decidir a cada momento, basta conhecer-se.
Basta haver analisado as pulsões íntimas, de vários dias, de vários momentos, para conseguir intuir e decidir sem racionalizar e sem se fixar demasiado nas pequenas decisões.
Hoje vivo livremente. Daqui a nada sinto por alto o que me aproxima e o que me afasta. Amanhã terei isso em linha de conta. Isto basta. Isto basta ao processo progressivo de crescimento e de aproximação.
Comentários
Enviar um comentário