Graça a pedir
A Graça de perceber
de que forma devo estar nesta Quaresma
segundo a vontade de Deus para mim.
de que forma devo estar nesta Quaresma
segundo a vontade de Deus para mim.
Leitura
Mateus 6, 1-6.16-18
Texto
Quarta-feira de Cinzas, 1.3.2017, texto do Papa Francisco, Basílica de Santa Sabina, Roma
- «A Quaresma é o tempo para dizer não. Não à asfixia do espírito pela poluição causada pela indiferença, pela negligência de pensar que a vida do outro não me diz respeito; por toda a tentativa de banalizar a vida, especialmente a daqueles que carregam na sua própria carne o peso de tanta superficialidade. Não à poluição intoxicante das palavras vazias e sem sentido, da crítica grosseira e superficial, das análises simplistas que não conseguem abraçar a complexidade dos problemas humanos, especialmente os problemas de quem mais sofre.
- A Quaresma é o tempo de dizer não; não à asfixia duma oração que nos tranquilize a consciência, duma esmola que nos deixe satisfeitos, dum jejum que nos faça sentir bem.
- A Quaresma é o tempo de dizer não à asfixia que nasce de intimismos que excluem, que querem chegar a Deus esquivando-se das chagas de Cristo presentes nas chagas dos seus irmãos: espiritualidades que reduzem a fé a culturas de gueto e exclusão.
- Este é também «tempo de memória, é o tempo para pensar»: «Que seria de nós se Deus nos tivesse fechado as portas? Que seria de nós sem a sua misericórdia, que não se cansou de perdoar-nos e sempre nos deu uma oportunidade para começar de novo?
- E porque o ser humano é relação e interdependência, em vez de isolamento e autossuficiência, a Quaresma é igualmente o tempo para perguntar: «Onde estaríamos nós sem a ajuda de tantos rostos silenciosos que nos estenderam a mão de mil modos e, com ações muito concretas, nos devolveram a esperança e ajudaram a recomeçar?»
Pontos
Durante estes 15 dias, continuar com uma escuta ativa do que
Deus tem para me dizer, das mais diversas formas, seja em oração, seja através
de alguém ou de algum sinal.
- Rever o meu dia e deixar vir ao de cima tudo o que mais me tocou.
- Começar por me colocar na presença de Deus, agradecer o dia e todas as graças que Deus me dá, pedir iluminação para perceber as moções interiores, examinar e discernir o que mais me tocou, pedir perdão por todos os momentos que tive menos bem e propor uma emenda.
- Depois do exame manter-me sintonizado com Deus; deixar-me tocar.
- Perceber concretamente que jejuns é que Ele quer para mim esta Quaresma. Que nãos é que preciso de dar?
- Que portas quero abrir durante esta Quaresma? Ou por outra, a quem quero eu abrir as portas? Será esta uma forma de esmola?
- Pedir a Deus que aumente a minha fé e a minha fidelidade à oração, que me dê força e coragem para fazer o jejum que preciso e capacidade e tempo para perceber que esmola devo dar, que esmola é que realmente ajuda.
Pai Nosso
from CVX Gourmet, Portugal
Comentários
Enviar um comentário